Acredite: Governo de SC confirma data de inauguração da nova Penitenciária de Itajaí

É verdade, meu caro leitor! A novela finalmente (parece) chegar ao fim. Pelo menos está tudo pronto para a cerimônia. A assessoria de imprensa do Governo de SC garante que a  inauguração está marcada para esta terça-feira, 13.

A nova penitenciária, construída no bairro Canhanduba, em Itajaí, teve um custo de R$ 21,5 milhões, tem 90 celas com capacidade para quatro reeducandos por cela num total de 360 vagas distribuídas em uma área de 5.304,91 m² incluindo sala de triagem, solário, oficinas, cozinha, lavanderia, consultórios médicos, dentários e parlatório.

Falo em finalmente porque a história foi longa. Faz quase dois anos desde a primeira vez que escrevi justamente sobre a demora na conclusão do serviço e o puxadinho da penitenciária.

Exatamente um ano depois, no distante maio de 2011, mostrei que a obra ficou abandonada pelo Governo do Estado. Logo depois, quando o ano político parecia ter, de fato, começado, a construção foi retomada.

Como é de praxe, todos os políticos de situação devem aparecer na cerimônia. Ainda segundo a assessoria de imprensa, estão confirmadas as presenças do governador Raimundo Colombo, da secretária de Estado da Justiça e Cidadania Ada De Luca e do Secretário da SDR de Itajaí, Fabrício de Oliveira.

Quanto  a transferência de presos para a penitenciária e possível instalação de setor prisional para ala feminina, permanece a incógnita. Na nota divulgada nesta segunda, o Governo afirma que o Deap (Departamento de Administração Prisional) informará somente após a inauguração da unidade. Será que tem boi na linha?

Quer dormir bem? Saiba que  o presídio de Balneário Camboriú está com os dias contados, em função do novo complexo da Canhanduba. É o Governo trocando seis por meia-dúzia na capacidade.

E a notícia quentinha justamente um dia antes da inauguração: um grupo de assaltantes invadiu um prédio de luxo na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, no meio da tarde desta segunda.

Pelo visto a coletiva de Colombo (se é que haverá) será bastante concorrida e com perguntas semelhantes: cadê o investimento maior e menos burocrático em segurança pública, governador?

Viva a internet que nos faz relembrar de tudo:

Quando era governador, Pinho Moreira foi com o então Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos até Itajaí para assinar acordo de cooperação para a construção da Penitenciária do Vale do Itajaí.

à época senadora Ideli, o governador da época Pinho Moreira, então prefeito Volnei e o ministro Thomaz Bastos
À época senadora Ideli, o governador da época Pinho Moreira, então prefeito Volnei e o ministro Thomaz Bastos (Data: 8/8/2006 - Foto: Antônio Carlos Mafalda / SAR)

 

No fim do seu mandato como governador-tampão e talvez com medo de não ser lembrado positivamente, Leonel Pavan inaugurou apenas uma parte do Complexo Penitenciário de Itajaí (percebam que ele deixou de ser do Vale).

Entre políticos e curiosos, Pavan "entrega" parte do complexo
Entre políticos e curiosos, Leonel Pavan "entrega" parte do prédio do complexo (Data: 16/12/2010 - Foto: Jeferson Baldo / SAR)

 

Em março, querendo ver logo a obra pronta para começar a fazer palanque para seus aliados, Colombo visitou o canteiro de obras do Complexo Penitenciário de Itajaí no início das atividades.

Fazendo a linha fiscal, Colombo visitou prédio
Fazendo a linha fiscal, Colombo levou equipe para visitar o prédio ainda vazio (Data: 14/3/2011 - Foto: Antônio Carlos Mafalda / SAR)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s