Entidade de Itajaí faz um manifesto por espaço e respeito para ciclistas

Ah se houvesse ciclovias pelo menos nas principais avenidas das cidades brasileiras (foto: divulgação)

Recebi nesta semana um e-mail da Associação dos Ciclousuários de Itajaí, a CicloAção. O conteúdo, no entanto, interessa a ciclistas de todas as cidades brasileiras. Como concordo com o conteúdo e defendo a causa, reproduzo abaixo o conteúdo. Aproveito para convidar você a participar!

Sabemos que muitas das cidades brasileiras ainda tem muito o que fazer em matéria a Mobilidade Ciclística. Os governos municipais precisam criar muitos quilômetros de ciclofaixas e ciclovias e fazer a conexão entre elas para que possamos ter uma mobilidade ciclista mais segura.

Temos, enquanto usuários de bicicletas, que sermos vistos como uma forma econômica e sustentável de locomoção e não como um empecilho frente aos motoristas que se sentem proprietários das vias.

Temos visto uma série de manifestações em prol a mobilidade ciclística no Brasil, as quais salientam o que outros países estão fazendo.

O que é bom tem que ser copiado e se possível, aprimorado. Copiar o que deu certo é bom demais, pois não precisamos passar pelas penúrias que outros passaram.

Temos visto que se temos ruas, por ali as pessoas passam. Se são esburacadas as pessoas desviam ou até deixam de passar.

Então se tivermos ciclovias e ciclofaixas, certamente os ciclistas farão o uso dela por ser mais segura.

Se bem que ainda temos os resistentes que, em vias com cliclofaixas e ciclovias, ainda fazem uso da via, se colocando em maior risco de acidentes.

Assim, estamos disponibilizando uma enquete em nosso blog.

Você pai e mãe que tem filhos que já andam de bicicleta em seu bairro. Se existisse uma malha de ciclovias e ciclofaixas, possibilitando o deslocamento por vias mais seguras em toda a cidade, você permitiria que seu filho fosse a escola de bicicleta?

Entre no blog da CicloAção e responda. Sua participação é importante para que possamos vislumbrar mudanças em nossas cidades. Não importa de qual cidade do Brasil você seja.

Para quem tiver interesse, indico um trabalho com os principais dados a respeito de mobilidade urbana em Santa Catarina. O trabalho está publicado no site Floripa Te Quero Bem, e indica uma pesquisa feita nas 10 maiores cidades do Estado.

Anúncios

Uma opinião sobre “Entidade de Itajaí faz um manifesto por espaço e respeito para ciclistas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s