Morro de Itajaí está sendo desmatado

CORREÇÃO: O Morro que aparece na imagem é o Morro do Farol e não da Atalaia, como apontava o texto original. O texto original foi corrigido. A citação – mesmo com o equívoco foi mantida para preservar o publicado pelo site Itajaí Agora.

O Morro do Farol da Atalaia, em Itajaí, está sendo desmatado. A discussão sobre a destruição que comprova o ato começou a circular nas redes sociais na última semana.

Apesar de não fazer parte do complexo, o local fica próximo ao Parque da Atalaia, uma das mais novas unidades de conservação de Itajaí.

De acordo com o site Itajaí Agora, uma casa que está sendo construída aos pés do morro é a causa para o desmatamento em um dos morros da cidade.

Imagens da destruição no Morro da Atalaia circularam pela internet nesta semana
Imagens da destruição no Morro do Farol circularam pela internet nesta semana (foto: Andrês Knoll/divulgação)

Confira o que foi publicado no site do Itajaí Agora na última quinta-feira, 22, que afirma ainda ter entrevistado algumas pessoas sobre a destruição.

Qui, 22 de Dezembro de 2011 22:07
Muitos Internautas se mostraram revoltados com o que está acontecendo no Morro do Parque do Atalaia. Estas e outras ações abrem brecha para outras agressões contra a Natureza. O Internauta Edson ressalta que agora começaram a desmatar atrás da igrejinha no final da praia de Cabeçudas.Lembrando que toda esta ação que está sendo feita no Morro do Atalaia é por causa daquela casinha que montaram ao pé do morro, pois até então não havia nenhum risco, sendo que em um desabamento somente uma parte do terreno foi atingida e vários geólogos não viam risco destes deslizamentos atingirem a via. Outro desabamento que ocorreu no morro foi bem na cursa que dáacesso ao Molhe, mas não há mais risco no local sendo que a pedra que causava os deslizamentos já foi removida.O interior também está sendo desmatado, mas por ser em locais isolados ninguém notifica ou as vezes nem vê. Em conversa com um Internauta que tem um pesque e pague no Brilhante, este ressaltou que com a morte das nascentes ele terá que fechar seu negócio, pois muitas lagoas estão secando.Da Redação: realidade é que estes desmatamentos ocorrem a tempos em nossa cidade, mas muitos fazem vistas grossas e outros conseguem autorizações judiciais para poderem iniciar e continuar o desmatamento. Muito em breve estaremos olhando para nossos morros e nascentes e veremos o quanto fomos omissos e estas ações serão irreversíveis.

 

A origem ou mesmo uma posição oficial dos órgãos ambientais competentes (Fundação Municipal do Meio Ambiente, Fundação Estadual ou Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental) foi divulgada.

ps.: Obrigado ao amigo e leitor Renan Raul para obter as informações que esclarecem a imagem.

Anúncios

2 comentários em “Morro de Itajaí está sendo desmatado

  1. Este Morro é o do FAROL e não do Parque da Atalaia, lembrando que a área do parque é de 19 ha. Esta área não tem nada a ver com o parque. Nem ta na Zona de Amortecimento.

    Curtir

  2. A história da “casinha” ser a causa do desmoronamento é estranha. Há muito tempo já existia ali uma antigo filial da Cobrasil, responsável pela construção dos molhes da barra.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s