Você ainda lembra do seu Tamagotchi?

Tamagotchi, pequeno ovo eletrônico que introduziu o conceito de animal de estimação virtual
Tamagotchi, pequeno ovo eletrônico que introduziu o conceito de animal de estimação virtual (foto: Yuriko Nakao/Reuters)

Malditos bichinhos eletrônicos que surgiram pouco antes dos anos 2.000. Coisinhas que ficavam sugando nossa atenção a todo tempo. Espécie de chaveiros com animações de bichos amorfos e disformes. Três formas de definir um Tamagotchi (ou tamaguxi, tamagóxi, dependendo da variação vocabular de cada região brasileira).

O Tamagotchi, o pequeno ovo eletrônico que introduziu o conceito de animal de estimação virtual, completou 15 anos depois de ter recebido os cuidados de 78 milhões de usuários e protagonizado mais de um estudo sociológico.

Desde que foi criado o primeiro modelo de Tamagotchi (nome que vem da palavra japonesa “tamago”, que significa “ovo”), mais de 35 versões do original foram lançadas em todo o mundo.

No início, o brinquedo foi criado para distrair meninas a partir de 6 anos, embora sua proposta tenha atraído também jovens, homens e mulheres.  A edição de 1996 vendeu em apenas três anos cerca de 40 milhões de unidades, revolucionando o conceito de entretenimento.

Em 2004, saiu do forno a versão “Tamagotchi Additional”, que já vendeu até o momento 38 milhões de unidades em 54 países; em 2008, foi lançado o modelo com tela colorida, e em 2009 o chamado “Tamagotchi iD” permitiu ampliar seus jogos e personalizar o animal de estimação através de downloads em celulares.

Como se isso não fosse o suficiente, a Bandai, empresa que detém a marca, lançou uma versão especial, chamada “Tamagotchi iD L 15th Anniversary”, para comemorar o aniversário de uma de suas invenções mais bem-sucedidas. Por cerca de US$ 65 permite jogar com até 32 personagens diferentes.

E aí, você já alimentou / brincou / colocou pra dormir o seu Tamagochi ?

Anúncios

Um comentário em “Você ainda lembra do seu Tamagotchi?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s