Prefeito de Itajaí deveria exonerar secretário responsável por Orçamento Plagiado

Imagine a cena: você pede a um funcionário que faça a previsão de quanto vai gastar no próximo ano e mostrando de onde será arrecadado o dinheiro. O fulano prefere procurar no Google um modelo e salva no computador.

Mas, em vez de usar como referência, o “abençoado” apenas imprime tudo e manda adiante. Se esta cena ocorresse na iniciativa privada, o mínimo que aconteceria seria um belo puxão de orelha no inteligentze que fez a proeza.

O problema é que isto aconteceu na Prefeitura de Itajaí ao montar o orçamento de 2012 e usar o arquivo com os dados de Porto Velho, capital de Rondônia. A trapalhada só foi percebida pelos assessores de um vereador (dúvida: os outros ainda não tinham lido a proposta enviada pelo prefeito?).

O assunto ganhou visibilidade na mídia do Estado, principalmente na internet, de forma muito rápida. Eu batizei o caso como #OrçamentoPlagiado, outros o chamam de CTRL+C / CTRL+V.

O jornalista Rômulo Mafra comentou o plágio e reproduziu uma das matérias publicadas em Itajaí sobre o caso (clique na imagem abaixo para ampliar).

Diarinho publicou a trapalhada, descoberta por vereador cego

 

E sabe qual foi a reação da administração pública? Um inquérito administrativo foi instaurado pela procuradoria jurídica do município para apurar de quem é a responsabilidade por erros na proposta de lei orçamentária para 2012. E eu pergunto por que não houve reação imediata e demitir o responsável?

Explico. Para quem ainda não sabe, há um setor não muito grande que é responsável por elaborar a proposta. E, em última instância, a responsabilidade é de quem entregou o pacote ao prefeito, que deveria ter feito uma revisão. Se fosse a gestão anterior, exonerar o secretário seria o mínimo que a opinião pública pediria.

Aí mora um problema doméstico. Em Itajaí, o secretário de Planejamento e Orçamento, que deveria ser o responsável pela proposta, é João Omar Macagnan, ex-prefeito da cidade e padrinho político de Jandir Bellini, atual prefeito.

Será que Bellini teria coragem de responsabilizá-lo pelo #OrçamentoPlagiado e botá-lo na rua?

Depois dizem que eu pego no pé à toa, hein?

Anúncios

6 comentários em “Prefeito de Itajaí deveria exonerar secretário responsável por Orçamento Plagiado

  1. Repercutiu na mídia estadual e nacional. Passou o sábado inteiro entre as mais recomendadas do UOL Notícias.

    Mas já deram a dica do que vai acontecer na matéria deste final de semana do Diarinho: Além disso, Rogério [Nassif Ribas, procurador] diz que vai procurar o culpado. “Por determinação do prefeito, abrimos processo administrativo pra apurar as responsabilidades”, comenta.

    Ou seja, vai sobrar pra algum estagiário ou assistente administrativo.

    Curtir

  2. Isso está acontecendo numa cidade que durante a campanha eleitoral de 2008 dizia que “Itajaí vai voltar a SORRIR”… como que isso vai acontecer???
    Os responsáveis sabem apenas buscar editais e como fazer lombadas via o site GOOGLE.
    Itajái está uma piada!
    Vamos mudar…vamos voltar a ser governados pelo um governo popular… um governo que pensa na população e não somente na Turma do Clube de Campo Itamirim.

    Curtir

  3. Eu não consigo acreditar que esse tipo de coisa pode acontecer em pleno 2011! O que me entristece é que os principais interessados, o povo, mal tem acesso as informações e, se tem, só lamentam e pronto.
    Não adianta lamentar, temos que ficar de olho nas próximas eleições, divulgar essas verdadeiras furadas que acontecem por aqui para ver se conseguimos fazer a diferença nas urnas.
    o que me dizem dos semáforos de 500mil? e blá blá blá…

    Curtir

  4. E vocês acreditam mesmo que vão achar um culpado? Vão dizer que é culpa do Word, do Windows, até do control c. Agora, se acharem mesmo um culpado, e se punirem, vai ser uma novidade em Itajaí.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s