Boi de mamão vai às ruas de Florianópolis para comemorar Dia do Folclore

Apresentação do Boi de Mamão no bairro Itacorubi, na Capital.

Apresentação do Boi de Mamão no bairro Itacorubi, na Capital (Foto: Cid Junkes/FCFFC)

Folguedo tradicional de Florianópolis, o boi de mamão ganha as ruas nesta segunda-feira (22/08), para homenagear a cultura popular no Dia Internacional do Folclore. A apresentação pública acontece das 12h às 13h, nas imediações do Terminal Integrado do Centro (TICEN), numa promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

O Dia Internacional do Folclore é comemorado em 22 de agosto por quase todos os povos do mundo. A palavra foi criada pelo antiquário e pesquisador inglês William John Thoms (1803-1885) que neste dia, em 1846, publicou um artigo com o título Folk-lore.

Resultado da união das palavras folk (que significa povo, nação) e lore (tradução para conhecimento, saber), o neologismo define a “sabedoria popular” expressada por meio de lendas, artesanato, tradições e costumes de diferentes povos do mundo.

No Brasil, com a mudança ortográfica que suprimiu a letra k do alfabeto, a palavra de origem inglesa perdeu também o hífen, passando a ser escrita como “folclore”. O termo é usado para identificar as raízes culturais de um povo, passadas de forma natural, de geração a geração, sobrevivendo ao tempo – sob forma de escritos, imagens, manifestações, e até pela oralidade. O folclore é considerado um bem protegido em muitos países, compondo um importante patrimônio material e imaterial a ser preservado, divulgado e fomentado.

Para difundir as manifestações populares de expressividade nacional e mostrar a diversidade cultural de etnias formadoras do povo brasileiro, a Fundação Franklin Cascaes criou o Encontro das Nações – Brasil de Todos os Tons, que realiza sua 11ª edição no período de 24 a 27 de agosto, no Largo da Alfândega.

O evento vai reunir de música, dança, folclore, gastronomia, artesanato, palestras e oficinas culturais, com participação de 22 grupos dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, Sergipe, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas, além de um grupo da cidade de Porto, em Portugal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s