Terminal de transporte em Florianópolis pode cair

Olá, meus caros leitores. espero que ninguém tenha se evadido só porque fiquei mais dias de folga aqui do que de costume. Bem, passado o incêndio no terminal frigorífico da Portonave, em Navegantes e a emblemática sexta 13 em que as criaturas de Franklin Cascaes povoaram a ilha de Santa Catarina, o balanço na redação do jornal foi de que estamos mais adiantados para o fechamento do que previa. Resultado? Fim de semana mais tranquilo. E uma prainha, que ninguém é de ferro, certo?!

Pois bem, como o post está sendo escrito num domingo, nada de muito filosófico ou reflexivo. Pedido da Luh, minha leitora que tem multi-naturalidades. Bem, quero contar à todos sobre um dos locais que sempre visito quando estou no trabalho. Trata-se de um terminal de transporte público. Mas é lacustre (=em lagoa).

Terminal de transporte na Lagoa da Conceição pode cair por falta de manutenção

Terminal de transporte na Lagoa da Conceição pode cair por falta de manutenção (fotos: Danilo Duarte)

Essa construção aí de cima abriga 12 embarcações que se revezam no transporte de moradores e turistas, a valores individuais. O dinheiro arrecadado com as passagens (R$3,20 para turistas e R$2,10 para moradores) é dividido entre todos os associados. Tudo é mantido pela Cooperativa de Barqueiros Autônomos da Costa da Lagoa (Cooperbarco). Menos o terminal, obrigação da Prefeitura.

Obrigação de manter a construção é da Prefeitura, mas apenas uma visita de técnicos aconteceu até agora.

Obrigação de manter a construção é da Prefeitura, mas apenas uma visita de técnicos aconteceu até agora.

Ou deveria ser mantido. Construído para servir de trapiche e ponto de embarque e desembarque de passageiros, o terminal da Lagoa apresenta problemas na estrutura. As sapatas de apoio estão afastadas da base da ponte em cerca de cinco centímetros. Já o piso de concreto está cedendo.

A alternativa provisória foi a abertura de parte do corrimão, feita no verão passado, para que o desembarque pudesse ser feita no deck de madeira, que aparenta estar mais firme que a parte de alvenaria. Mas os bancos de madeira, próximos a passagem sob a ponte da Lagoa, também já estão apodrecendo ou com menos sarrafos do que deveria ser.

Pelo que conversei com a atendente Isabela Duarte Martins, alguns técnicos da Prefeitura já estiveram por lá. Mas apenas visitaram. “Eles estiveram aqui faz uns três meses, mediram tudo, fotografaram, mas só isso”, conta ela.

Problemas se agravam com chuvas

Na construção há marcas de infiltrações no teto, por conta de uma laje feita sem isolamento correto da umidade e exposta a chuva. Há alguns tufos de erva daninha se formado, próximos a beirada da laje.

Como se não bastasse o afastamento das sapatas e a infiltração na laje, Isabela conta que em períodos de chuva, o esgoto que segue pela tubulação instalada atrás do terminal não suporta o volume de águas. “O resultado disso é que a água volta e sai pelos banheiros do terminal, alagando e sujando tudo por aqui”.

O desnível marcado com faca

Para controlar a diferença entre a construção de concreto e o deck da entrada, Isabela conta que os barqueiros estão fazendo marcas na estrutura de base de madeira. “Eles passam uma faca aqui e vão raspando; dá pra ver o quanto essa parte de alvenaria já cedeu”, conta ela.

Anúncios

2 opiniões sobre “Terminal de transporte em Florianópolis pode cair

  1. Pingback: Terminal-de-transporte-em-Florianopolis-pode-cair : Sysmaya

  2. Não sabia desse terminal… preciso visitar.

    É mais um capítulo da falta de investimentos no transporte aquaviário nesse país. Costuma-se dizer que o governo olha para um porto do cais para a terra. Nesse caso, nem isso.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s